quarta-feira, 6 de maio de 2015

Gestão do tempo: no trabalho

Nem sempre é fácil fazer uma boa gestão do tempo no trabalho, principalmente quando o nosso trabalho não depende só de nós.
Ainda assim, existem formas de nos organizarmos e aproveitarmos bem o tempo, evitando desperdícios ao longo do dia. Quer trabalhe por conta própria, quer por conta de outrem, existem tarefas que pode agrupar:
1.Ver todo o correio;
2. Responder a emails (eu sou da opinião que todo o email deve ter uma resposta imediata, nem que seja para dizer que estamos a tratar do assunto e que responderemos logo que possível, caso não seja possível fazê-lo logo); 
3. Fazer fotocópias e digitalizar documentos;
4. Arquivar papeladas;
5. Fazer telefonemas;
6. Preparar reuniões (resumos, atas, documentação, etc)
7. Se tiver que se deslocar a outro serviço para levar um documento, aproveite para tratar de outro assunto na mesma zona (por vezes existem serviços diferentes no mesmo piso...)

Além de agrupar as tarefas ao longo do dia, há uma coisa que não devemos esquecer nunca: a planificação do dia. E essa deve ser a primeira coisa a fazer assim que chegar ao trabalho ou então na véspera.
Pessoalmente gosto mais de planificar o dia logo de manhã, normalmente depois de ver o correio.
Para aproveitar ainda melhor o dia, não devemos desperdiçá-lo a conversar com o vizinho do lado. O tempo foge e o trabalho acumula... Não quer dizer que não possamos fazer umas pausas ao longo do dia, mas nada de exageros.
Para terminar o dia com a sensação de um dia produtivo, evite planear apenas para um dia uma tarefa demasiado complexa. Neste caso, divida essa tarefa em pequenas partes. Só assim, terá a sensação de estar a evoluir no trabalho.
E acredite, o céu e a terra não se fizeram num dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...