domingo, 8 de junho de 2014

Tempo para tudo!

O tempo (ou a falta dele) tem sido um tema sobre o qual eu escrevo muitas vezes. E não me canso de o fazer, pois vejo cada vez mais pessoas desculparem-se com a falta de tempo para fazerem certas coisas.
Efetivamente o tempo não é infinito, ele esgota-se e, portanto, para  nós conseguirmos tempo para fazer tudo o que queremos, temos de saber administrá-lo muito bem. Só que nem todas as pessoas têm essa consciência e, portanto, gastam o tempo sem nenhum critério, como se ele fosse infinito. No fim, lamentam-se pela falta dele porque deixaram de fazer as coisas mais importantes.
"Não houve tempo" ou "não tive tempo" são os argumentos mais presentes nas nossas conversas diariamente, para justificar faltas aos compromissos, falhas nos comportamentos, esquecimentos, etc. Só que nem sempre essa desculpa é adequada. 
Há sempre tempo, desde que façamos uma boa gestão dele.
Devemos fazer diariamente uma lista das tarefas que temos para esse dia e usar um critério de priorização. O que for mais importante e urgente deve ficar no topo da lista. É lógico que a tarefa que ficar em último lugar será com certeza uma tarefa não prioritária. Logo, podemos interpretar que se não chegarmos a fazer essa última tarefa, não foi por falta de tempo mas por uma questão de preferência. Se realmente a quiséssemos fazer nesse dia, te-la-íamos feito de certeza absoluta.
Priorizar ou dar preferência são as principais ferramentas para fazer alguma coisa. As tarefas que colocarmos como prioritárias serão sempre feitas, as outras nem sempre.
Preocupar-se com a necessidade e saber priorizar são os pontos-chave para que as atividades mais importantes, segundo algum tipo de critério, sejam feitas. O que não for priorizado ficará para mais tarde.

Eis algumas sugestões para conseguir mais tempo em cada dia:

  1. Aprenda a dizer "Não";
  2. Você não é super mulher ou super homem. Aprenda a delegar ou a pedir ajuda;
  3. Use a tecnologia a seu favor. Use e abuse das novas tecnologias;
  4. Tome notas sobre datas importantes;
  5. Estabeleça a confiança no seu lugar de trabalho;
  6. Nunca chegue atrasado/a ao trabalho;
  7. Tempo não é dinheiro. Tempo é Vida. Viva a sua vida enquanto tem tempo;
  8. Organize-se (em casa e no trabalho); Tenha método no trabalho;
  9. Saiba distinguir o que é urgente do que é importante; Há tarefas que parecem urgentes mas não são tão importantes assim. A urgência é, por vezes, relativa.
  10. Mantenha uma atitude positiva.

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