quinta-feira, 3 de abril de 2014

Como aproveitar bem o tempo

Muitas vezes ouvimos certas pessoas dizerem: «Estou cansada e não fiz nada!», «Tenho tanta coisa para fazer que nem sei por onde começar!», «Não sei o que me aconteceu, o tempo passou e não fiz nem metade do que tinha para fazer», etc., etc.

Para que não passe por este tipo de situações, sugiro o seguinte:
  1. Anote numa folha todos os compromissos/tarefas que tem para esse dia, sejam eles pessoais ou profissionais. 
  2. Mantenha essa folha num local bem visível e vá riscando à medida que concluir alguns desses compromissos/tarefas.
  3. Enquanto estiver a fazer uma tarefa não a interrompa para iniciar outra, a menos que seja algo que tenha surgido e que seja muito urgente.
  4. Veja o correio com alguma frequência, mas não esteja constantemente a vê-lo. Acredite, estão sempre a chegar mensagens com mais tarefas. Não se esqueça que já programou o seu dia. Só executará mais tarefas se lhe sobrar tempo. No dia seguinte, tem mais oito horas pela frente.
  5. Evite desperdiçar tempo com conversas de corredor.
  6. Faça pausas a meio da manhã e a meio da tarde, mas apenas uma em cada período. Não passe o dia a entrar e a sair do gabinete para acompanhar uma colega agora outra daqui a pouco. Essas quebras prejudicam a produtividade, além de causarem má imagem no trabalho.
  7. No trabalho, seja profissional e tente resolver todos os problemas nesse espaço. Evite levar trabalho para casa.
  8. Ao planear o seu dia, de preferência no dia anterior, não se esqueça de anotar os compromissos pessoais, como por exemplo, comprar legumes, frutas, o passe do autocarro, ir ao cabeleireiro, à esteticista, ir ao dentista, etc.. Procure agendar este tipo de coisas, fora do horário de trabalho, à hora do almoço ou durante as folgas que tenha.
  9. Em casa, evite adiar tarefas como por exemplo, lavar a roupa, passar a ferro, fazer as compras do supermercado. Não deixe que lhe aconteça querer umas calças e não as ter porque não estão lavadas. Ou, por exemplo, querer leite e verificar que já não há. Estas situações são evitadas se for organizada e não adiar essas tarefas.
  10. Por fim, aproveite todo o tempo livre para ler, para fazer algo que lhe dê prazer. Fazer algo de útil para si, algo que se veja, vai dar-lhe imenso prazer. Comprar uma peça de roupa, tomar café com uma amiga numa esplanada, dar uma volta com o marido/namorado são apenas alguns exemplos.
Se seguir estas recomendações, vai certamente sentir que fez muita coisa, que o dia rendeu e, sobretudo, vai sentir-se bem consigo mesmo.

Não está convencido/a? Experimente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...