segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Como aproveitar o tempo

Muitas pessoas queixam-se a toda a hora de falta de tempo. Chegam mesmo a dizer "Não tenho tempo para nada!" Eu própria já disse esta frase várias vezes.

Hoje não penso assim. Nós só não temos tempo se não quisermos. 


Então, como fazer para aproveitar o tempo? 

Eis algumas dicas que poderão ajudar.

  1. O tempo é dinheiro, portanto não o deve desperdiçar, nem agora nem nunca!
  2. Deve viver o hoje, a pensar no amanhã. Deve usar o tempo com o máximo de inteligência. Trabalhar; se possível, aprender várias "artes e ofícios"; cultivar boas amizades; preparar-se para o futuro.
  3. Deve aproveitar todo o tempo. Tenha sempre à mão um bom livro ou revista para ler, ou um bloco de anotações para escrever, enquanto viaja por exemplo ou espera por alguém. Se não for possível ler ou escrever, faça planos mentalmente, crie uma poesia, recorde o que aprendeu nas aulas do dia anterior, imagine uma declaração de amor...Aproveite o tempo!
  4. Cuidado com os ladrões do tempo: falta de ordem, de planeamento,  de método; livros, filmes ou programas de tv de baixa qualidade; dormir muito; falar de mais sobre assuntos sem importância. Não os deixe roubar o seu tempo!
  5. Economize tempo. Para quê viajar, se um telefonema pode resolver o problema? Seja breve, ágil, inteligente. É bom fazer um plano de como gastar o seu tempo. Primeiro, crie um orçamento básico para as suas despesas semanais do tempo. Faça uma lista cronológica das suas atividades rotineiras (higiene pessoal, estudo, trabalho, lazer, descanso, etc.) para cada dia da semana, determinando o horário e o tempo necessário aproximado para o desempenho de cada uma delas. Depois, à noite, especifique o plano correspondente ao dia seguinte, incluindo nele as atividades extraordinárias que for realizar, coisas como fazer compras, ir ao médico, Assim está a organizar-se e a ganhar tempo.
  6. Por fim, quando fizer o plano das suas atividades, deixe sempre algum tempo de reserva. Vinte ou trinta minutos . Pode surgir um imprevisto. Se o dia passar sem imprevistos, ótimo, ganhou vinte minutos que poderá usar da forma mais sábia.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...