quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Emagrecer - Parte 1

Muitas são as pessoas que tentaram emagrecer e que depressa recuperaram todo o peso perdido, muitas vezes até mais peso.
Isto acontece porque o método que utilizaram para emagrecer não foi adequado.
Para conseguirmos manter o peso perdido para o resto da vida é necessário que os hábitos alimentares sejam saudáveis e equilibrados.
Por isso, não concordo com a prescrição de nenhum plano alimentar que não seja do agrado da pessoa.
Para que a pessoa consiga manter um plano, este não pode conter alimentos de que não aprecie, antes pelo contrário, ele deve ser do seu inteiro agrado. Caso contrário, a pessoa cansa-se e abandona-o rapidamente.
Por outro lado, o plano alimentar não pode ser restritivo. A pessoa pode e deve comer de tudo o que gosta. Naturalmente que, se gosta muito de Bolas de Berlim, por exemplo, não vai empanturrar-se de Bolas de Berlim. Mas pode, se lhe apetecer muito, comer uma pequena porção do bolo. Desta forma, não sente a privação. O segredo está em reduzir a quantidade da ingestão dos alimentos.

Mais conselhos:

  1. Faça cinco refeições por dia;
  2. Não petisque entre as refeições;
  3. Estabeleça horários mais ou menos iguais todos os dias para as refeições;
  4. Tome sempre o pequeno-almoço, que deve conter alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos. No final de cada refeição, deve sentir-se saciada. Por isso, não concordo com um pequeno-almoço composto apenas por um chá e uma torrada sem nada. Este é, na minha opinião, um pequeno-almoço muito pobre e vai fazer com que a pessoa coma o dobro na refeição seguinte.
  5. Mesmo nas refeições intermédias (lanches) deve comer mais do que uma peça de fruta. Aos lanches pode comer fruta, iogurte e cereais (+/- 200 calorias);
  6. Não deixe de comer massa, batatas, arroz ou pão. O que deve é comer uma pequena porção por dia;
  7. Carne e peixe também não devem ser retirados, mas bastará 90 gramas (um pequeno bifinho), por refeição, para que seja suficiente;
  8. Prefira sempre uma sobremesa à base de fruta fresca. Mas, mesmo aqui, não deve comer em excesso. O equivalente a uma peça de fruta é suficiente;
  9. Se gosta de chocolate, azeitonas, frutos secos, não precisa de deixar de os comer para emagrecer. Pode e deve incluir estes alimentos nas suas refeições, mas sempre em pequenas quantidades. Quanto ao chocolate, prefira o preto.
  10. Como referi antes, não deve sentir-se privada de comer seja o que for, deve sim ter atenção às quantidades;
  11. Prefira sempre os queijos frescos, com menos teor de gordura;
  12. Compotas de fruta, de preferência com menos açúcar;
  13. Sumos, também pode beber, mas com moderação. Prefira água como bebida a acompanhar as refeições principais. O sumo pode ser incluído no lanche, por exemplo, com frutos secos, uma tosta e uma colher de compota (se gosta, claro!).
No próximo post publicarei um exemplo de plano alimentar para perder peso. 
Aproveito para sugerir que seja feita uma distribuição equilibrada das calorias ao longo do dia, por exemplo:
Pequeno-almoço: 300 calorias
Almoço: 400 calorias
Lanche: 200 calorias
Jantar: 400 calorias
Ceia : 100 calorias

Total - 1400 calorias

O que importa ressalvar é que para perder peso é necessário gastar mais calorias do que as que se ingerem.

Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...