terça-feira, 24 de abril de 2012

Emagrecer de forma saudável

Todos sabemos que perder peso é uma espécie de jogo. Se ingerirmos menos calorias do que as que gastamos vamos perder peso. Em parte isso é verdade, mas então porque é que existem pessoas que, apesar de comerem pouco, nunca vão conseguir perder peso e algumas até aumentam de peso?
Há uma grande explicação para tudo isso.
Grande parte das pessoas que já fizeram ou fazem regimes para perder peso, seguiram um destes dois princípios:
1- Fecham a boca e deixam de comer (o que faz falta e o que não faz falta)
2- Garantem que o que comem não é absorvido pelo corpo.
Inicialmente estas pessoas até perdem peso, mas prejudicam a sua saúde, e muito ! Vão perder massa magra e depois ficam nervosos, ansiosos.. com aspeto pouco atraente, pouco saudável.  Ou seja, perderam mais massa magra que gordura.
Ao perderem massa magra, o seu metabolismo fica mais lento e queima muito menos calorias do que queimava antes. Essas pessoas agora têm de comer menos do que comiam apenas para manter o peso. Este tipo de pessoas entra num ciclo vicioso.
Como pode evitar isso? Garantindo que a sua dieta é equilibrada. E para isso deverá ingerir alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos. Já escrevi um post sobre este assunto.


E não se esqueça:
Para emagrecer deve comer bem, não deve comer muito nem deve deixar de comer.

2 comentários:

  1. Pois é Manuela, eu fiz uma dieta há 1 ano em que perdi 9 kg, comia pouco tanto em quantidade como em variedade. Além disso tomei uns comprimidos (Biolimão) e chá (Passiflora). Deixei de tomar, comecei logo a engordar, não sei quanto que não me pesei, mas sinto-me mais cheia, estou muito aborrecida. Desculpa se te chateei, foi um desabafo. Venho sempre visitar o teu blogue que é muito interessante embora comente muito pouco. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Popa
      obrigada pelo teu testemunho. Só vem reforçar tudo aquilo que já tenho dito,também em relação aos medicamentos.
      Como tive já oportunidade de dizer, não sou apologista de comprimidos, excepto em situações muito extremas e durante um curto espaço de tempo.
      Melhor mesmo é aprender a comer e não esperar perder mais do que 4 kg num mês, 1 kg por semana. Isto é o mais razoável e tem muito mais garantias em não voltar a engordar.
      Mais uma vez obrigada, por teres partilhado a tua experiência, e bom feriado!

      Eliminar

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...