quinta-feira, 15 de março de 2012

As bases de um plano alimentar estruturado de emagrecimento saudável

Há que ter em conta que não se emagrecerá se a alimentação não for de caráter hipocalórico (proporcionando ao nosso organismo menos energia do que aquela que consumimos diariamente) e que todas as dietas restritivas perdem eficácia mais tarde ou mais cedo.


Aspetos mais importantes de um plano alimentar estruturado de emagrecimento:

  1. A diminuição do peso deve prosseguir até se alcançar o peso adequado, que depois será mantido para o resto da vida. Embora, como é evidente, os planos alimentares de emagrecimento sejam mais restritivos durante o período em que se quer perder peso, de forma a alcançar o peso ideal de acordo com indicadores como o IMC. Pois bem, uma vez alcançado este, a dieta de manutenção, embora menos restrita que a de emagrecimento, será para o resto da vida.
  2. A menor ingestão calórica deve ser acompanhada de um aumento da densidade de nutrientes, ou seja, a diminuição das calorias não deve supor uma diminuição de nutrientes, que originaria défices e doenças de caráter nutricional.
  3. O plano alimentar programado deve acomodar-se, dentro do possível, aos hábitos alimentares de cada pessoa e deve evitar qualquer tipo de aversão, que tornaria difícil o seu seguimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...