terça-feira, 11 de outubro de 2011

Poupe neste Natal

Sim, eu sei... ainda estamos longe do Natal. Mas quanto mais cedo começar a pensar, melhor! Pense em poupar este ano.

No Natal é normal a correria de loja em loja à procura do presente para o marido, para as filhas, para a mãe, para o pai, para a sogra, para a tia … e lá se vai o ordenado e até o subsídio!
Saiba como poupar nos presentes e desfrute do que realmente é o Natal!
  • Estabeleça um orçamento - Elabore uma lista com os nomes das pessoas que pretende presentear, dividindo-as em 2 grupos: crianças e adultos. Depois, tendo em conta a extensão dessa lista e o dinheiro que tem disponível para prendas, estabeleça um valor para adultos e outro para crianças
  • Corte no consumo - Só porque os seus melhores amigos vão oferecer uma prenda caríssima ao filho, não quer dizer que tenha de fazer o mesmo com o seu. E também não tem de comprar tudo aquilo que os miúdos escreveram na carta ao Pai Natal. Prefira o espírito natalício em vez do cartão de crédito e incuta esses valores nos seus filhos.
  • Troque prendas por promessas - Em vez de comprar presentes, ofereça aos seus pais um mês inteiro a fazer-lhes as compras, uma massagem e um jantar romântico por mês para ao seu companheiro. E comunique aos mesmos que também aceita esse tipo de prenda! Estes gestos podem ter mais importância na vida das pessoas do que um presente que, muitas vezes, no dia seguinte já colocaram a um canto.
  • Antecipe-se nas compras - Quanto mais cedo começar a comprar as prendas de Natal, mais tempo terá para procurar o presente ideal, com a melhor relação qualidade/preço.
  • Mealheiro de Natal - O ideal seria começar a fazer o seu mealheiro de Natal logo em Janeiro. Tendo em conta o que gastou neste Natal, faça uma estimativa para o próximo Natal e divida esse valor por 12: é esse o dinheiro que tem de pôr de parte todos os meses até ao final do ano. Assim, quando chegar a altura de comprar os presentes não terá de retirar do seu ordenado e de acabar o mês sem dinheiro.
  • Faça você! - Existem inúmeras ideias de prendas que pode fazer em casa: velas, bijutaria, um álbum, um caderno … as opções são infinitas e, acredite, os seus amigos ou familiares vão adorar porque perceberão o carinho com que as fez e, além do mais, estas serão exclusivas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...