terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dicas para poupar dinheiro

Caras leitoras,
Todos estamos conscientes de que o nosso país está a atravessar uma enorme crise. 
Por isso, vou partilhar convosco algumas dicas (que já comecei a pôr em prática) que vos ajudarão a poupar dinheiro ao fim do mês. Na minha opinião, deverá partir de cada um de nós essa atitude de poupança.


Assim:
1. Comece por registar todas as despesas. Pode parecer aborrecido fazer isso a toda a hora, mas com isso vai descobrir se está a gastar desnecessariamente o seu dinheiro ou não.
2. Tome o pequeno-almoço em casa. E quem diz o pequeno-almoço, diz o almoço ou o lanche. Se não mora assim tão longe do trabalho, porque não vai comer a casa? Acredite que vai poupar (Quem me dera morar mais perto....). Há dias falei noutra hipótese, também económica, que é levar a comida de casa...sempre pronta e saudável! (É o que faço, praticamente todos os dias)
3. Resista à tentação de comer constantemente fora! Faça-o apenas numa ocasião especial, por exemplo, para comemorar um aniversário.
4. Não deite comida fora! O que sobrar do jantar pode servir perfeitamente para o almoço do dia seguinte.
5. Aproveite cupões e talões que alguns supermercados oferecem, mas não caia na tentação de comprar só porque está com desconto. Compre apenas o que habitualmente adquire.
6. Quando for ao supermercado fazer as compras semanais ou mensais, leve uma lista detalhada das coisas que precisa, e limite-se a comprar apenas aquilo que está escrito!
7. Diga não aos sacos de plásticos que alguns supermercados obrigam a pagar. Ande sempre com uns saquinhos na carteira (há uns modelos engraçados, muito modernos, coloridos e que se guardam num cantinho da nossa malinha).
8. Na farmácia, sempre que possível, escolha medicamentos genéricos. São muito mais baratos e os produtos são idênticos!!
9. Estipule um valor mensal para pôr de lado e faça-o! (eu optei por guardar 10% do vencimento... É pouco, eu sei, mas é melhor que nada!)
10. Elimine os seu cartões de crédito. São uma tentação pura para as compras, muitas vezes impulsivas e supérfluas. Mantenha um e use-o apenas para situações de emergência!


Boas poupanças!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...