quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Quem disse que pipoca engorda?

A pipoca só engorda se for confecionada com óleo, manteiga, sal, açúcar, entre outros aditivos.
As calorias das pipocas variam de acordo com a forma como são preparadas:

  • 1 chávena de pipoca pronta simples: 31 calorias
  • 1 chávena de pipoca feita com óleo: 55 calorias
  • 1 chávena de pipoca feita com manteiga: 78 calorias
  • 1 embalagem de pipocas de micro-ondas: em média 400 calorias
  • 1 copo grande de pipocas de cinema: cerca de 500 calorias.


Portanto, podemos perfeitamente deliciarmo-nos com um pratinho ou uma chávena de pipocas sem termos a preocupação do peso, desde que as façamos apenas com um fiozinho de azeite, muito mais saudável.

Eu adoro pipocas e não passo sem a minha tigela, principalmente ao fim-de-semana.
Pelo tamanho (XL), como poderão ver na imagem, e pela forma como as faço (apenas com um fio de azeite), este delicioso lanche não tem mais de 100 calorias.

Como do que gosta e não engorde!

Excelente, não acham?


quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Deus, Religiões, (In) felicidade - Um livro inspirador

Como sugestão de leitura, deixo-vos hoje este título, já em si apelativo e bastante inspirador.

Tive o privilégio de ele me ter sido oferecido pelo próprio autor, mas aconselho vivamente a sua leitura, dado o(s) tema(s) nele abordados, tão atuais, e que nos preocupam cada vez mais.

É, de facto, um livro inspirador!

Neste momento, é o meu livro de cabeceira e estou a adorar.


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Quer emagrecer? Deixe de fazer dieta!

Parece uma contradição mas, na opinião de alguns nutricionistas, "as dietas são, a longo prazo, a principal razão do aumento de peso das pessoas". 
Não fazer dieta é, dizem alguns nutricionistas, o melhor caminho para viver com qualidade e com o peso saudável. Ou seja, não é preciso cortar no glúten nem alimentar-se apenas de proteínas. para perder peso.
Fazer dieta, a longo prazo, tem consequências contrárias ao que se pretende. Porque será? Porque o cérebro não entende a mudança repentina na alimentação como algo benéfico, antes pelo contrário.
Fazer dieta restritiva provoca stress e depressão. O cérebro comanda tudo e, portanto, devemos, antes de comer, escutar o nosso corpo e não seguir numa direção que ele não quer.
Então, o que fazer quando se pretende perder peso?
Devemos comer de forma saudável, sem exageros, mas satisfazendo o nosso corpo. Uma fatia de pizza de vez em quando não faz mal a ninguém, mas não devemos comer pizza todos os dias.
Devemos comer o que gostamos e não o que uma dieta impõe.
Aconselho a leitura do livro "O peso das dietas", da nutricionista Sophia Deram, um livro de certa forma revolucionário, mas que não deixa de ser uma fonte de inspiração para quem quer perder "aqueles" quilos a mais que teimam em aparecer de vez em quando.



sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Mãe galinha, com muito orgulho!

Antes de sermos mães já fomos filhas e o nosso primeiro pensamento, nessa fase da nossa vida, é "quando eu for mãe, nunca vou ser assim! eu vou deixar os meus filhos fazerem tudo, sair com quem quiserem!" 
Até podemos pensar assim e afirmar isso após uma "discussão" com a nossa mãe, porque não nos deixou ir aqui ou ali, ou porque não nos deixou comprar certas coisas. Mas, mais tarde, quando começamos a crescer, quando passamos ao papel de mãe, passamos a compreender as nossas mães e a dar-lhes mais valor. Elas estavam, de certa maneira, a proteger-nos e a última coisa que elas queriam é que saíssemos magoadas. Isso nós não conseguíamos ver nessa altura.
Hoje já sou mãe, quase avó, e apesar de ter acompanhado a evolução dos tempos e da cultura, revejo-me muito na minha mãe.
Não se trata de proibir, mas sim de proteger. Os nossos filhos são o nosso maior tesouro e é por isso que os queremos defender com unhas e dentes.
Sou uma mãe galinha, é verdade, mas também sou muito atenta e protetora e o meu principal objetivo é transmitir esses valores às minhas filhas. Acho que, de certa forma, tenho feito um bom trabalho, mas elas poderão comprová-lo daqui a uns anos.
A mais velha já ganhou asas e voou para muito longe, a mais nova está em formação. Não tarda, as asas surgem e o voo seguir-se-á.

Sou uma mãe galinha, com muito orgulho.

Eu e elas... 

sábado, 27 de agosto de 2016

Ementa da semana - de 29 de agosto a 1 de setembro de 2016


Tem início mais um ano de trabalho e, portanto, mais uma rubrica da ementa da semana.
Serão programadas apenas as refeições de segunda a sábado. Ao domingo será um dia especial, mais reservado ao descanso, portanto, a escolha da ementa será feita ao longo da semana.
Cá em casa já não passamos sem esse suporte. Ajuda imenso na hora de pôr a mesa!
Esta semana, em particular, serão programadas as refeições apenas até sexta-feira, uma vez que no fim-de-semana não estaremos em casa.

SEGUNDA-FEIRA:
Almoço: Creme de legumes; Bacalhau à Brás; Salada; Fruta fresca.
Jantar: Creme de legumes; Esparguete à Bolonhesa e salada mista; Fruta.

TERÇA-FEIRA:
Almoço: Creme de cenoura; Lombo assado com arroz e salada; Fruta.
Jantar: Creme de legumes; Peixe grelhado com legumes cozidos; Fruta.

QUARTA-FEIRA:
Almoço: Sopa de feijão verde; Frango assado com batatinhas; Fruta.
Jantar: Creme de legumes;  Lombos de pescada com legumes cozidos; salada mista; fruta.

QUINTA-FEIRA:
Almoço: Creme de grão com espinafres; Carne assadA com batata assada; Fruta.
Jantar: Creme de grão com espinafres; Arroz, ovos e atum; Fruta.

SEXTA-FEIRA:
Almoço: Creme de legumes; Bifes com cogumelos, batatas fritas e salada mista; Fruta.
Jantar:  Creme de legumes; Perca cozida com ovo e batata e salada mista; Fruta.



quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Adeus férias...olá rotina!

As férias estão mesmo a terminar e aproxima-se a passos largos o início de mais um ano de trabalho que se pretende calmo e sem sobressaltos.
Para facilitar, nada melhor do que preparar cada dia com alguma antecedência.
Ferramenta essencial: uma agenda muito bem organizada.
Hoje apenas me vou referir à minha organização pessoal, mais concretamente às minhas responsabilidades domésticas, uma vez que a minha agenda no trabalho não depende apenas de mim.
Em casa, a situação é bem diferente, dado que sou eu quem faz a gestão de praticamente tudo:

  1. Refeições;
  2. Limpezas;
  3. Alguns pagamentos;
  4. Compras no supermercado;
  5. e muito mais...
Começo pelas refeições, até porque temos de comer todos os dias e praticamente sempre em casa. Há, pois, que programar cada uma delas com alguma antecedência, de modo a assegurar que nada faltará para a sua confeção.
Assim, à sexta-feira programo todas as refeições e, ao sábado, faço as compras necessárias no supermercado. Ainda no sábado, e também no domingo, adianto algumas refeições para congelar.
Duas grandes vantagens ao utilizar este procedimento:
Poupança de tempo e de dinheiro.
Como habitualmente, ao sábado será publicada no blogue a ementa da semana.
O meu lema sempre foi e continuará a ser: Vida organizada, vida facilitada.
É tão fácil viver com organização! Não acham?

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Férias...

Há férias e férias...
Este ano, as minhas estão a ser totalmente diferentes do habitual.
Estar de férias há quinze dias e ainda não ter ido à praia não é nada normal em mim, logo eu que amo praia. 
Quando dizia muitas vezes que, para mim, férias sem praia não eram férias, não estava a ser realista. É verdade que adoro praia, mas, acima de tudo, adoro a minha família e se por ela tiver que me afastar da praia, andar de casaco vestido, fazer quilómetros sem fim de carro, a praia deixa de ser prioridade.
Este ano foi assim, mas estão a ser as melhores férias de sempre. No mesmo dia estive em três países diferentes, estive uma semana num país bem mais frio, a várias milhas de distância, e nenhuma praia visitei. Tudo isso pela família. Se foi difícil? Claro que não, pois o objetivo era outro. Ser feliz junto da família.
Talvez ainda vá à praia antes de regressar ao trabalho, mas esta deixou de ser prioridade.
Boas férias, na praia, no campo ou em casa. O importante é ser feliz!


sábado, 30 de julho de 2016

Ementa da semana - de 1 a 5 de agosto de 2016



Para facilitar a organização da semana, nada melhor do que já ter as refeições previstas e com todos os ingredientes disponíveis em casa para evitar ir comer fora ou comprar refeições no take away.
Portanto, e porque nestes últimos dias antes de férias, a minha vida anda a mil, vamos lá pensar na alimentação sem descurar a saúde. Assim, esta semana a ementa tem mais proteínas, menos hidratos, mais fruta, menos doces...

SEGUNDA-FEIRA:
Almoço: Creme de legumes; Mimos de pescada com legumes salteados; Fruta fresca.
Jantar: Creme de legumes; Febras grelhadas e salada mista; Fruta.

TERÇA-FEIRA:
Almoço: Creme de cenoura; Feijão frade com bacalhau; Fruta.
Jantar: Creme de legumes; Frango assado com legumes cozidos; Fruta.

QUARTA-FEIRA:
Almoço: Sopa de feijão verde; Perca grelhada com salada mista e batatas novas; Fruta.
Jantar: Creme de legumes;  Febras grelhadas com arroz de pimentos; salada mista; fruta.

QUINTA-FEIRA:
Almoço: Creme de grão com espinafres; Lombos de pescada com salada russa; Fruta.
Jantar: Creme de grão com espinafres; Crocantes de frango com arroz de cenoura; Fruta.

SEXTA-FEIRA:
Almoço: Creme de legumes; Robalo grelhado com salada mista; Fruta.
Jantar:  Pizza; Gelado.

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